top of page

Caramuru Patriarca do Brasil

  • Nelson Taboada
  • 24 de jan.
  • 2 min de leitura

PREFÁCIO

 

                                            Nelson Almeida Taboada

                                                                        Presidente da

                                           Casa de Cultura Carolina Taboada

                          

         


No dia 16 de julho de 2012, em Sessão Especial da Câmara Municipal de Salvador, comemorativa ao quinto centenário (1512-2012) do nascimento de Catharina Paraguassú, a Casa de Cultura Carolina Taboada lançou o ‘Projeto Caramuru & Catharina nas Escolas’.

De cunho didático, o projeto é integrado por quatro publicações: dois livros para coordenadores pedagógicos e professores e duas cartilhas voltadas aos alunos da disciplina História do Brasil, constante no currículo do Ensino Fundamental. As obras destinam-se também às bibliotecas escolares.

Os livros para os educadores são Diogo Álvares Corrêa, o Caramuru, Patriarca do Brasil e Catharina Paraguassú, Matriarca do Brasil. A finalidade dessas obras é subsidiar os docentes com dados biográficos confiáveis, mais próximos possíveis da verdade histórica do casal que teve a trajetória recheada de fantasias que se tornaram lendárias.

As cartilhas para os educandos são Caramuru em Quadrinhos e Catharina Paraguassú em Quadrinhos. Conforme os próprios títulos sugerem, as histórias vão pelo viés das ilustrações, como nas revistas em quadrinhos. Trata-se de uma estratégia que, além de motivar a leitura, contribui para uma melhor assimilação das narrativas sobre a importância dos dois ícones da história brasileira do século XVI.

O autor dos textos é o escritor Ubaldo Marques Porto Filho, especialista nas historiografias de Caramuru e Catharina. As ilustrações das cartilhas são de autoria do designer gráfico Rick Nunes, profissional de conceito internacional.

            Inicialmente, com pequenas tiragens, as quatro obras terão destinação piloto numa unidade municipal do Ensino Fundamental. A escolhida foi a Escola Osvaldo Cruz, localizada no querido bairro do Rio Vermelho e com longa tradição em ensino público de referência na capital baiana.

Essa escola foi inaugurada em 1935, como Jardim de Infância Osvaldo Cruz, sendo no gênero um dos três primeiros da Bahia. Sua primeira diretora, professora Isolina Diniz, que durante 16 anos (1935-1951) dirigiu o estabelecimento, deu-lhe fama e prestígio, razão pela qual suas vagas eram muito disputadas. Possuo gratas lembranças desse instituto educacional, pois foi onde iniciei a vida escolar.

Após a fase do teste na Escola Osvaldo Cruz, no ano letivo de 2013, a ação educativa poderá, através de convênio com a Prefeitura Municipal de Salvador, ser estendida para toda a rede escolar municipal. O objetivo é também interiorizar o projeto, levando-o aos demais municípios baianos e, quiçá, colocá-lo no circuito escolar nacional.

Com o ‘Projeto Caramuru & Catharina nas Escolas’, a Casa de Cultura Carolina Taboada espera poder contribuir para reverter um esquecimento secular, pois nos educandários da educação básica, pouco se ouve ou se lê sobre Catharina e Caramuru. E o pouco de que se toma conhecimento é muito vago ou distorcido.   

Enfim, o ‘Projeto Caramuru & Catharina nas Escolas’ foi concebido para disponibilizar um rico material informativo sobre a fantástica trajetória do casal de fundadores da brasilidade.


Salvador, setembro de 2012.

Comentarios


bottom of page